27 dezembro 2011
As receitas de Asterix
Os míticos javalis de Astérix fazem parte do imaginário de qualquer um.
Quando vi este livro à venda numa bancada de uma destas feiras de domingo por 2€ fechei logo ali o negócio. As receitas são bem ilustradas e parece haver umas quantas interessantes.
16 dezembro 2011
O CIO DA TERRA
(Milton Nascimento / Chico Buarque)
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão e se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel, se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, propícia estação De fecundar o chão.
"Lisboà Noite"
Rua das Gáveas 69. No bairro.
Quando se entra agrada, embora uma vista de olhos à lista na entrada tenha dado para perceber que um estudante não poderia vir aqui comer hoje sim amanha sim. Com já expliquei uma vez , sou sempre um bocado reticente a pagar demasiado por um jantar.
Casa recuperada com aspecto “clean” mantendo os apontamentos da tradição do espaço, uns belos arcos e os azulejos à antiga. Serviço simpático e discreto. Na ementa a escolha não é limitada, entradas, bacalhaus, peixes frescos e várias carnes. Eu caí para uma cabidela de frango do campo, prato que anda há uns tempos a rondar o subconsciente. Vasta e organizada carta de vinhos que parecem estar no ponto. Pelo menos o Monte da Casa Amarela; e não foi sugestão da casa, foi mesmo às escuras.
Durante o jantar ainda foi possível conseguir uma receita de sericaia que promete. Brevemente posta à prova aqui no blog.
Mais um sítio que vive do presente mas que sabe respeitar o passado.
14 dezembro 2011
Os padeiros fazem pão...o Requinte faz Francesinhas!
A Lagoa Azul
Rua Baden Powell Lote 12 Urbanizaçao Serra de Carnaxide
Amadora - Lisboa - CP: 2720-798
Tel: 214956416 963780659
09 dezembro 2011
Arroz de pombo.
Há umas semanas atrás fui convidado por una amigos para ir ao Alentejo passar o fim-de-semana. Os planos eram vários e envolviam um pouco de tudo mas principalmente actividades ao ar livre. Caça pesca e uns passeios. Pelo meio provaram-se umas sopas, visitou-se o castelo e aprendi uma receita simples que vos deixo aqui.
Arroz de pombo.
Pôr o(s) pombo(s)a cozer com uma cebola, um(dois) alho, uma cenoura, um ramo de salsa, sal e pimenta. Depois de cozido desfiar a carne e reservar a água. À parte refogar uma cebola lentamente com alho e louro (eu também pus um bocado de bacon de porco preto). Juntar o arroz ao refogado e deixar “fritar” um ou dois minutos. Finalmente ir acrescentando a água da cozedura aos poucos até o arroz estar cozido, como quem faz um risoto. No fim juntar a carne de pombo desfiada, falsa picada rectificar o sal e já está.
Muito fácil e de resultados garantidos.