12 janeiro 2009

Feijoada à moda da minha mãe.


Estamos no Inverno e o frio impõe a sua presença. É este o momento certo para comer uns pratos mais “pesadotes”. Este fim-de-semana a reunião foi à volta de uma bela feijoada que saiu melhor do que a encomenda. Apenas o fiz 2 ou três vezes e como estavam 9 pessoas sentadas à mesa havia alguma “pressão”. As coisas não começaram nada bem. Eram duas da tarde e ainda se andava à procura de estacionamento para o carro. Mas com a ajuda da panela de pressão às 15h45 já estávamos a comer.
Carnes:
½ frango dos pequenos aos bocados/ costela de porco aos bocados/ bacon fumado/ costela de porco salgada aos bocados/ um “naco” de presunto seco/ meio chouriço aos bocados/ um chispe previamente cozido (lição aprendida)/ meia orelha de porco aos bocados. E basta,
Outros:
Uma cebola picada/ dois alhos picados/ uma cenoura em cubos/ meia couve em “rodelas” gordas /uma folha de louro (que eu me esqueci) / feijão previamente demolhado (ou de lata).
Refogar a cebola a cenoura os talos grossos da couve o louro e ir introduzindo as diferentes carnes, primeiro as salgadas de pois as outras. Cobrir com água e deixar ferver a fogo lento uma hora.
À parte cozer o feijão, 30 minutos na panela de pressão.
Misturar tudo e servir com arroz branco.
Mais fácil do que isto é difícil.

Feito desta maneira e rodeado de “compinchas” o resultado foi que nem sequer o chispe, que ainda estava duro, sobrou. Grande vinho Marquês de Montemor a arredondar a coisa.
Há que repetir.
Para quem quiser saber mais:
http://es.wikipedia.org/wiki/Feijoada

4 comentários:

João Simões disse...

Muitos Parabéns Sr. Kiko!!

Tirando o pormenor do chispe, garanto-vos que esta feijoada estava ao nível do vinho, e da companhia.

Há que repetir!
Próxima paragem, BACALHAU À HOSPITALET!!!! ;)

Abraços

J. disse...

Estava bom sim senhor.
A repetir...

Vamos lá ver mas é como é que sai esse Bacalhau á Hospi.

jamsilva disse...

depende. Se for bacalhoa leva pelo menos 3 percing´s.....

caderno escuro disse...

eu que até n sou grande apreciador de feijoada, fui o último a acabar. Estava realmente mto boa! Essa ideia do restaurante... penso que temos d continuar a reunir a familia p apurar o negócio...

e depois segue-se jantarada em Plaza Universitat!!

Abraço