22 fevereiro 2009

Brunhóis

Vamos lá então falar um pouco em......ALENTEJANO!!




Ainda sem estar "refeito" do que me reservou este Natal a nível gastronómico, de repente abro os olhos e puffff, Máscaras, Bombinhas, Caraças, e Confetis!!!
Pois é, o tempo corre, e já estamos no Carnaval!

Tal como o Natal, esta quadra traz "a reboque" aquelas lembranças gastronómicas das nossas avós! Quem não se lembra daquela tarde disfarçado no baile de máscaras, e estar a pensar nas filhoses, pastéis de grão, e brunhóis que o esperavam na casa da avó? Pois eu lembro-me como se fosse hoje, no regojizo que me dava ao lamber as pontas dos dedos, carregadinhos de açucar com canela, depois de já terem marchado uma boa quantidade de doces carnavalescos.

Pois é, passados uns aninhos, e longe das avós, decidimos reviver esses tempos, ou pelo menos esses sabores!

Por isso, nesta tarde de Domingo só precisámos de:

- 750g de abóbora (ou mogango) descascada e limpa de sementes
- 3 ovos
- Raspas de 2 laranjas
- 1 cálice de aguardente
- 300g de farinha com fermento
- 80g de açúcar
- 1 colher de chá de canela
- 1 pitada de sal
- 75 g Margarina
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar

E mãos à obra:

Coze-se a abóbora em água e sal, escorre-se e reduz-se a puré, esmagando com a mão ou com um garfo e volta a escorrer. Juntam-se todos os ingredientes, e bate-se energicamente com uma colher de pau. ( Esta parte não custou muito, uma vez que bastou-me pensar no jogo de ontem à noite, para ficar melhor que com uma batedeira :D)
Com a ajuda de duas colheres fazem-se os brunhóis e fritam-se. Depois de escorridos em papel absorvente polvilham-se com açúcar e canela.



3 comentários:

jamsilva disse...

as avós, esses poços de sabedoria...

jamsilva disse...

entao temos batedeira ate ao fim da época.... :)

caderno escuro disse...

O Alentejo já merecia uma referência neste, já blog de referência...

A minha avó fazia brunhois iguais daqueles das festas de verão...

abraço