11 dezembro 2008

A primeira vez em grupo…..

A primeira experiência gastronómica em que fui o responsável por alimentar conscientemente algumas almas esfomeadas (corajosas) deveria ter uns 13 ou 14 anos e e eram em número de quatro (poucos, portanto).
Foi num verão e numa acampada com os primos na Serra do Gerês. O mais velho (que não era eu) preparou um arroz malandro (mais por não saber as proporções do que por sabedoria) com uma lata de atum para cada um. Quando vi o arroz pensei “bem, isto vai ser bonito, a comer canja com atum todos os dias…“ e saiu-me ”ó Pastor este arroz de malandro não tem nada…. Isto é mais tipo pirata! Não?!” a resposta foi curta e pragmática “O jantar és tu que o fazes”. E pronto nesse momento para o bem e para o mal ficou decidido que o jantar era da minha responsabilidade.
Ora, sorte a minha, nestas acampadas há sempre um casal mais sénior que conservam o hábito de passar as férias em contacto com a natureza, normalmente são simpáticos e muito prestáveis quando vêm um grupo de jovens em apuros. Pensei logo que a senhora (já não me lembro do nome) nos (ou a mim, por orgulho próprio) poderia ser a minha salvação neste momento de dúvidas; primeiro porque alguma coisa tinha que fazer e segundo porque tinha obrigatoriamente que ficar melhor que a canja do almoço para bem da minha auto-estima e da minha imagem. A solução mágica saiu da boca da minha nova amiga guru salvadora anjo da guarda e consistia em fogo lento e na proporção de 1 de arroz para 2,5 de agua e se visse que tal que acrescentasse mais um bocadinho de água. E assim foi. Claro que achei que a água não chegava, ainda o arroz n estava cozido e já a água tinha desaparecido. Juntei-lhe umas latas de polvo em conserva e o respectivo molho, umas gotas de tabasco, sal e pude dizer triunfante perante 3 pares de olhos esfomeados que tinha feito um belo arroz de polvo.
Um deles disse que preferia ir aquecer a feijoada à transmontana que tinha na despensa de conservas”, mas os outros três comeram tudo e pela minha primeira vez não ficou um grão na panela. Eu? Dou os méritos todos à RAMIREZ , conservas S.A. de Matosinhos…..