08 dezembro 2008

Risotto de favas tenras, a vingança do vendedor em mudanças



Há semanas assim. O trabalho sufoca. Chega-se a casa e só se pede por um bom prato para acalmar a fome e aquecer o corpo nestes dias de inverno.
Para pôr as coisas no seu contexto digo que estou em mudanças e no caminho percorrido da universidade a casa telefonam-me a dizer que estão interessados no frigorífico e se possível passam em 2 horas para leva-lo. Ainda bem, penso, menos uma coisa, mas reflectindo mais profundamente chego à conclusão que afinal o melhor seria tê-lo mantido mais uma semana para que pudesse desfazer-me das coisas que lá estão à velocidade permitida pelo meu estômago e não à velocidade exigida pelo comprador.
E pronto lá foi a máquina, e lá ficou o seu conteúdo espalhado pela cozinha, sala e outros espaços que no momento estavam livres.
Ok, há que livrar-me de algumas coisas e já, senão estragam-se, apesar do frio que se faz sentir.
E aqui vai a minha proposta.
Um belo bife acompanhado por um risotto de favas (que podia perfeitamente ser por si só um excelente jantar).

Tudo começa assim:
1. Uma cebola partidinha aos quadradinhos e muito bem refogada com um alho. Junta-se umas tiras de presunto para dar consistência e não utilizar aqueles cubos de sabor industrial.
2. Juntam-se as favas e mexe-se tudo lentamente, observando e sentindo a integração dos vários aromas. Neste momento também se adiciona umas folhas de tomilho para enriquecer a base do prato, sal e pimenta à vontade do commensale.
3. Deve-se utilizar um arroz gordo e o mais homogéneo possível, colocando na panela e fritando-o um minuto, mexendo abundantemente para que o arroz comece a soltar o amido de onde virá a perfeita cremosidade mais tarde.
4. Ir adicionando aos poucos água previamente aquecida e salgada, nunca deixando de mexer para que o resultado seja redondo.

O arroz deve ser cozido "al dente" senão comemos uma pasta saborosa mas sem a consistência exigida.

Tava mesmo bom, não só porque as papilas gustativas dançaram, mas porque também na panela não ficou um único grãozito de arroz.

5 comentários:

Luís Pontes disse...

Olá José,

Não lhe vou dar parabéns no post de estreia, até ficava mal, mas que aqui está um blog que promete, sem dúvida!
E, sem nenhum machismo envolvido, cada blog masculino nesta área quase totalmente feminina é, pelo menos, um agitar das águas...

Achei engraçada esta estreia com Risotto de Favas: sabe que é um prato practicamente desconhecido na web? Eu publiquei um há uns meses, num outro meu blog, tirado de A Cidade e as Serras, do Eça.
http://outrascomidas.blogspot.com/2008/06/arroz-de-favas-moda-de-tormes.html .
Continue! Vamos decerto encontrar-nos mais vezes por aqui ou ali.

Luis Pontes

arte-i-factos disse...

Amigo,

Já sabias que cozinhavas bem. Só de pensar na maravilhosa sopa com que me recebeste em Barcelona...hmmm

A surpresa agora e os meus parabéns vão para a escrita.

Vou passar por aqui muitas vezes, de certeza.

beijos

jamsilva disse...

Laurinda, prometo que te preparo a dita sopa mal ponha os pés na capital. Dia 18 tou aí.
Vai passando
Grande abraço,
kiko

jamsilva disse...

Caro LPontes obrigado visita e pelo comentário.

Que o prato era praticamente desconhecido na web eu .... desconhecia. Fico obviamente satisfeito. Do mesmo só posso dizer que é realmente bom.

Até breve por aqui ou por ali.

Cristina disse...

Gostei da estreia :)