13 dezembro 2008

A problemática da sande ou sandes ou sanduíche ou sandwich.



Não sei porquê, mas não gosto da palavra sande (o mesmo se aplica a sandes). Não tem jeito nenhum. Não evoca nada, não faz trabalhar o imaginário, é fria, vazia de conteúdo. Não tem nada de português. Posso estar muito enganado mas é isso que me faz sentir. Sanduíche é um derivado da irmã anglo-saxã "sandwich”. Também não serve. O piro é que não há alternativa, ou se a há eu não sei. Insatisfeito ou ignorante, qual delas a melhor. Nesse aspecto estou mais deacordo com os nosso vizinhos espanhóis que lhe chamam um “bocadillo” ou directamente um “boata” e siga, pode ser de qq coisa, um bocata de queso outro de jamon e por aí fora . É verdade que ao dar nomes próprios a sandes específicas (o prego, a bifana, o cachorro) facilitamos um bocado as coisas, mas estamos apenas a chutar para canto. Assim que espero sugestões. Eu para estas coisas linguísticas sou muito mau, não me atrevo.

Como não deixo a sugestão linguística deixo a gastronómica.

Pão árabe com rúcula, queijo da serra com azeite e sementes de coentros.E faz-se assim:

1- Abram o pão ao meio e tostem-no um minuto numa grelha.
2- Num almofariz desfaçam as sementes de coentros com um bocadinho de sal e depois acrescentem umas colheres de azeite.
3- Besuntem o pão com parte do preparado, depois a rúcula, seguido do queijo desfeito aos pedaços. E espalhem o resto do azeite aromatizado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai irmão tuga, minha sugestão para seu problema seria chamar seu problema de "lanche" como nós brasileiros chamamos. A palavra lanche origina-se de anglicismo lunch, em português, perdeu seu significado original (almoço) e passou a significar merenda, refeição rápida. No Estado de São Paulo a palavra é freqüentemente usada como sinônimo de sanduíche, embora tal redução vocabular não encontre ressonância em nenhum dicionário de português do Brasil. Apesar disso a palavra soa melhor que as outras variações de sua lingua, pode copiar se quiserem, hahaha, abraços.

jamsilva disse...

sei nao cara sei nao.... :)